USOS DA BICICLETA
BARREIRO E SEIXAL
Galeria de Fotos - Ciclovias do Seixal
Restaurante Cacilheiro do Tejo junto à Baía do Seixal
MOBILIDADE
Mapa das Ciclovias do Seixal
Caracterização do percurso
Inicia no núcleo antigo da Amora, percorre a Ponte da Fraternidade e termina no antigo Cais fluvial da Mundet.
Extensão: Cerca de 4km
A Ciclovia do Passeio Ribeirinho pode dividir-se em duas frentes:
A frente nascente: Foi construída como um percurso de lazer ao longo da marginal Nascente da Baía, desde a Arrentela até ao Seixal, sempre paralelo à Avenida República. (2,340 km)
É acompanhada por um faixa ciclável devidamente sinalizada que permite dar mais segurança aos ciclistas e seve como meio de mobilidade.
A frente poente: Esta Ciclovia é parte integrante do Parque Ribeirinho de Amora. Foi idealizada como um Percurso de lazer, ao longo da frente ribeirinha da Baía do Seixal (1,660 km)
Ciclovias praticamente planas, destinada a ciclistas (percurso poente) e partilhado tanto por ciclistas como peões (percurso nascente misto)
Piso em betão poroso ou alternado com blocos de betão. Apresenta sinalização horizontal, vertical e painéis informativos.
Fonte:http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/2setubal/seixal/sprpoente.php
http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/2setubal/seixal/sprnascente.php
Caracterização do percurso
Trata-se de uma Ciclovia delineada em corredor dedicado e que se desenvolve paralela ao canal das Linhas 1 e 2 do MST (Metro Sul do Tejo), ligando os Concelhos de Almada e Seixal ao longo da Avenida 25 de Abril, de uma forma descontínua. Actualmente, a Ciclovia é constituída por dois segmentos, um a Norte, junto a Almada e o outro mais a Sul, junto ao Sapal de Corroios e às Oficinas do MST
Extensão: Cerca de 1,4km
Ciclovia com declive suave/médio destinada a ciclistas. Piso em slurry vermelho sobre betuminoso. Dispõem de sinalização vertical e horizontal.
Fonte:http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/2setubal/seixal/smst.php
3 - Ciclovia:
Metro Sul do Tejo
2 - Ciclovia:
Quinta da Trindade
Caracterização do percurso
Esta Ciclovia - de iniciativa privada, resultado da nova Urbanização Quinta da Trindade - enquadra-se no plano da Rede Ciclável do Município do Seixal e pretende ligar o loteamento da Quinta da Trindade à sua envolvente, nomeadamente o centro da cidade, o Centro de Estágio Sport Lisboa e Benfica (Caixa Futebol Campus) e o Terminal Fluvial do Seixal.
Começa junto aos Bombeiros, segue pela nova Avenida General Vasco Gonçalves e atravessa a Quinta da Trindade até ao Interface rodo-fluvial do Seixal, permitindo uma fácil ligação Seixal-Lisboa.
Extensão: Cerca de 1,4km
Ciclovia com declive moderado destinada a ciclistas. Piso em slurry sobre betuminoso. Dispõe de sinalização vertical.
Fonte: http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/2setubal/seixal/sqtrindade.php
O Concelho do Seixal disponibiliza 4 Ciclovias num total de mais de seis quilómetros de extensão. Duas Ciclovias abraçam as margens da Baía do Seixal, outra acompanha as linhas do Metro Sul do Tejo e, outra liga o centro da cidade ao Terminal Fluvial do Seixal.
O Município tem como objectivo primordial, com esta Rede Ciclável do Município do Seixal, melhorar as condições para o uso da bicicleta nas deslocações diárias, numa perspectiva multimodal. Por isso, a Autarquia pretende continuar a ampliar a Rede de Ciclovias, aumentando a sua extensão e construindo outras vias de interligação.
Fonte: http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/2setubal/seixal/seixal.php